Mais da metade das crianças e adolescentes fora da escola na Paraíba são meninas, diz pesquisa
02/08/2025
(Foto: Reprodução) Sala de aula em escola municipal de João Pessoa
Sérgio Lucena/PMJP/Divulgação
Dados de uma pesquisa divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no começo da semana, apontam que 56% das crianças e adolescentes em evasão escolar, na Paraíba, são meninas.
Ao todo, o número soma 30.517 jovens na faixa etária escolar obrigatória, entre 4 e 17 anos de idade, que não estão estudando.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
O levantamento mostra ainda que 79% das crianças e adolescentes sem estudar na Paraíba são pretos, pardos e indígenas, enquanto os outros 21% são brancos e amarelos, com uma diferença de mais de 50% entre os grupos.
Segundo o Unicef e a Undime, dentro desses 30.517 alunos não matriculados em escolas, mais de 16 mil estão entre os 20% mais pobres do país. De acordo com Dimas Lucena, doutor em Educação, o número de crianças e adolescentes em evasão escolar reflete uma visão multidimensional da pobreza no Brasil.
"O conjunto [da causa da evasão escolar] está na renda, que não traz condições de sobrevivência nem de alimentação. A escola precisa estar ligada à realidade do aluno. Precisa ser aconchegante, ter uma estrutura física que signifique conforto e uma acolhida que trabalhe contra a discriminação, o racismo, o bullying e todas as formas de violência. Além de muitas vezes, a única fonte de alimentação da criança vir da escola", explica.
Dados de evasão escolar no Brasil
De acordo com a Unicef, 993 mil crianças e adolescentes brasileiros ainda não frequentam a escola. Entre 2017 e 2025, mais de 300 mil jovens desse grupo foram identificados e retornaram às salas de aula através do programa de Busca Ativa Escolar (BAE), estratégia desenvolvida pela Unicef e Undime para apoiar estados e municípios a enfrentar a exclusão e o abandono escolar.
O levantamento mostra que 60% das crianças de 0 a 3 anos de idade no Brasil estão fora da creche, etapa em que a educação não é obrigatória, mas é um direito. O país está abaixo da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que tinha a estimativa de alcançar a matrícula de 50% das crianças brasileiras na creche até 2024.
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba